Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

1. OBJETIVO:

 

1.1 O PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE & AMOR À NATUREZA é uma iniciativa do Grupo ECOLÓGICO e visa reconhecer e destacar as principais iniciativas socioambientais de indivíduos, empresas privadas e públicas, instituições de ensino e do terceiro setor nacionais que, por meio de atitudes, projetos, campanhas e desenvolvimento de atividades, contribuem para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das populações.

 

 

2. PARTICIPAÇÃO:

 

2.1 Podem concorrer iniciativas bem-sucedidas, ações, cases, experiências de uma ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, empreendedores, instituições e ONGs que tenham projetos já concluídos ou em realização, que cumpram rigorosamente as legislações socioambientais e tenham se somado à construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

 

2.2 Para se inscrever e concorrer, não é necessário escolher a categoria. Uma vez inscritos, caberá à Comissão Julgadora direcionar os projetos, ações e indicações para as categorias específicas da premiação. A Comissão Julgadora também poderá receber, distinguir e criar novas categorias (com base nos projetos, ações e indicações avaliados), desde que sejam igualmente relevantes em sustentabilidade.

 

2.3 Os projetos, cases e indicações podem concorrer em mais de uma categoria.

 

2.4 Os finalistas da 4ª edição do Prêmio estarão automaticamente aptos para concorrerem novamente, desde que manifestem seu desejo de participação por comunicado de próprio punho – enviado via Correios ou entregue diretamente na sede da Revista ECOLÓGICO, ou pelo e-mail cadastro@premiohugowerneck.com.br.

 

2.5 O candidato/instituição/empresa, ao fazer sua inscrição ou indicação, concorda em ceder ao Grupo ECOLÓGICO o direito irrestrito de publicar, divulgar e usar os projetos, ações e cases para fins de publicidade, promoção da premiação e outros fins relacionados, em qualquer forma de mídia, sem a necessidade de autorização prévia ou adicional e sem o direito a remuneração de qualquer tipo.

 

2.6 Projetos e nomes selecionados poderão ser auditados quanto à sua veracidade pela Academia Ambiental e Comissão Julgadora para avaliação in loco dos benefícios socioambientais.

 

2.7 O Grupo ECOLÓGICO deterá em seu acervo todos os projetos recebidos.

 

 

3. INSCRIÇÕES E INDICAÇÕES:

 

3.1 Para concorrer, deve-se fazer inscrição ou ser indicado. Inscrições e indicações são feitas em www.premiohugowerneck.com.br, mediante preenchimento do “Formulário de Inscrição”.

 

3.2 Este formulário deve ser impresso e encaminhado para a ECOLÓGICO, no endereço informado na cláusula 3.3, juntamente com o projeto impresso, de acordo com orientações da cláusula 3.4.

 

3.3 Os trabalhos deverão ser enviados dentro de um envelope endereçado a:

 

V  PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE & AMOR À NATUREZA

REVISTA ECOLÓGICO

RUA JACQUES LUCIANO, 276, SAGRADA FAMÍLIA

31030-320 BELO HORIZONTE – MG

 

3.4 Dentro do envelope devem conter 2 (dois)  formulários de inscrição preenchidos, 02 (duas) cópias do projeto e 02 CDs/DVDs com imagens e fotos que ilustram a iniciativa inscrita.

 

3.5 Os projetos apresentados devem informar:

 

a. Título;

b. Local;

c. Responsável ou pessoa de contato que pode responder informações sobre o projeto;

c. Público(s)-alvo(s);

e. Início da implantação do projeto e término previsto (ou informar se “ação permanente”);

f. Descrição da motivação e justificativa para a realização do projeto;

g. Descrição das principais atividades do projeto (metodologia, conteúdo, número de pessoas envolvidas, local de trabalho, recursos);

h. Descrição dos resultados do projeto até o momento.

 

3.6 Todas as imagens contidas no CD/DVD devem ter alta resolução para serem impressas na revista e exibidas em telão, caso necessário. Uma imagem em alta resolução deve ter, no mínimo, 200 dpi e aproximadamente 20 cm.

 

3.7 Projetos enviados que não estejam dentro dos critérios de inscrição serão automaticamente desclassificados.

 

 

4. METODOLOGIA

 

4.1 A Academia Ambiental indica e julga os projetos no Prêmio Hugo Werneck. É um grupo formado por autoridades, ambientalistas, personalidades, representantes das instituições que participam da realização do Prêmio e pelo Conselho Editorial da Revista ECOLÓGICO. O Comitê Executivo e a Comissão Julgadora integram a Academia Ambiental.

 

4.2 A inscrição espontânea é encaminhada para o Comitê Executivo, que selecionará projetos e iniciativas por áreas de atuação e os encaminhará para a Comissão Julgadora.

 

4.3 Já a indicação de nomes, instituições e/ou projetos podem ser feitas por qualquer pessoa ou instituição por escrito ou via hotsite da premiação. Estas indicações são recebidas e analisadas pelos Comitê Executivo e, em seguida, pela Comissão Julgadora.

 

4.4 Cada projeto será analisado pelos 04 (quatro) integrantes da Comissão Julgadora. Cabe ao Comitê Executivo selecionar 03 (três) finalistas para cada categoria e remeter à Comissão.

 

4.5 Escolhida a lista tríplice de inscritos e indicados por categoria, ela será apresentada pela Comissão Julgadora aos membros da Academia Ambiental para o referendum final e legítimo. A Academia/Comissão pode rever, manter ou mudar o primeiro voto, o que torna a aclamação dos vencedores conhecida e anunciada somente na cerimônia de entrega do Prêmio.

 

4.6 Em caso de empate, caberá à Comissão Julgadora exercer o voto de minerva.

 

4.7 Os seguintes parâmetros são critérios de avaliação usados pela Academia Ambiental:

 

1. Uso de metodologias participativas;

2. Grau de envolvimento do público;

3. Impactos positivos;

4. Benefícios para a sociedade;

5. Possibilidade de reaplicação em outras comunidades;

6. Promoção da cidadania e envolvimento social local e global;

7. Estímulo às parcerias públicas e privadas, ao diálogo e à solidariedade;

8. Colaboração com a execução de políticas públicas e cumprimento da legislação;

9. Proteção efetiva e apoio pragmático na preservação do meio ambiente;

 

4.9 “Conhecer”, “Gostar” e “Cuidar” são critérios competitivos de avaliação e seleção geral.

 

4.10 As empresas patrocinadoras poderão concorrer exclusivamente com projetos, ações e cases na categoria “Melhor Parceiro Sustentável”. Neste caso, além dos critérios básicos de julgamento (“Conhecer”, “Gostar” e “Cuidar”), elas deverão observar dois outros critérios para avaliação da Comissão Julgadora: “Inovar” e “Amar”. Isso significa que, além de sustentáveis, o que já as credenciam como patrocinadoras do Prêmio, essas empresas também devem demonstrar, de maneira criativa e espontânea, como se reinventam em tecnologia ou gestão, indo além de cumprir a legislação ambiental.

 

 

5. CATEGORIAS:

 

1. Melhor exemplo em Água, Ar, Flora e Fauna

2. Melhor exemplo do Comércio de Bens e Serviços

3. Melhor exemplo do Terceiro Setor

4. Melhor exemplo em TI

5. Melhor exemplo em Educação Ambiental

6. Melhor exemplo em Mobilização Social

7. Parceiro Sustentável

8. Melhor Empresa

9. Melhor Empresário

10. Melhor Político

11. Destaque Municipal

12. Destaque Estadual

13. Destaque Nacional

14. Personalidade do Ano

 

 

(*) Para categorias adicionais, leia mais no item 2.2.

 

 

6. CRONOGRAMA:

 

6.1 O prazo para recebimento de inscrições será encerrado em 05 de setembro de 2014, às 23:59 horas. Os trabalhos, personalidades e instituições premiados serão conhecidos durante solenidade pública em data e local a serem informados posteriormente.

 

6.2 Os candidatos/indicações finalistas serão informados individualmente na última quinzena de outubro de 2014.

 

 

Inscreva-se!

Regulamento

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player